Projeto prevê inclusão social a partir da fotografia

Projeto prevê inclusão social a partir da fotografia

O Click da Kombi é um projeto do fotógrafo gaúcho Jorge Aguiar para promover inclusão social por meio da arte da fotografia. Aguiar trabalha com imagens há 42 anos e por 22, desenvolve o Projeto Luz Reveladora Photo da Lata em periferias.

Ao longo de sua carreira, realizou mostrar fotográficas em diversas partes do Brasil e do mundo, recebeu destaques, incluindo, em 2003, prêmio de Direitos Humanos da Unesco. Em 2005, foi um dos artistas convidados do Ano do Brasil na França para expor trabalhos.

O Click da Kombi, segundo ele, é um projeto de muito tempo. Seu desejo é ampliar o trabalho já desenvolvido nas regiões pobres de Porto Alegre e Região Metropolitana. Aguiar conta que para adquirir o veículo contou com apoio de artistas gaúchos que realizaram um show no Gravador Pub, em Porto Alegre. “Consegui arrecadar 4 mil reais para comprar a Kombi, mas que não é um carro, é quase um problema. Já precisei fazer todo o motor”, revela.

Jorge divide seu conhecimento e técnicas com jovens e adultos que não tem qualificação profissional por meio das técnicas Pinhole e Mobgrafia. A primeira, permite captar, revelar e reproduzir imagens sem câmeras fotográficas tradicionais ou digitais, mas por meio de latas e a caixas de fósforos. Esses materiais acessíveis transformam-se em câmera escura reveladora. É por meio dessa técnica que ele explica os princípios elementares da ótica, como refração e difração da luz. A segunda é relativa à fotografia a partir de aparelhos celulares – uma das principais ferramentas de comunicação da era digital.

“Com as oficinas, resgatamos a autoestima e identidade, a fim de proporcionar acesso à cultura e à arte de fotografar, possibilitando uma forma de renda através das fotos produzidas, formando grupos de trabalhadores denominados fotógrafos comunitários.” Aguiar também auxilia as turmas na realização de mostras para comercialização dos trabalhos.

A Kombi furgão, ano 1986, ainda está sendo transformada e adaptada em um laboratório fotográfico e um estúdio itinerante. O carro permite o deslocamento e, consequentemente, amplia o alcance do projeto social. Para colaborar há um financiamento coletivo https://apoia-se/clickdakombi.

Mais informações no site https://www.clickdakombi.com.br  

ou pelos e-mails: [email protected] / [email protected] /[email protected]