Previsão para os próximos dias é de chuvas expressivas no RS

A previsão para os próximos sete dias é de chuvas expressivas em várias regiões do Rio Grande do Sul, segundo o relatório elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Irga.

A previsão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (23). A expectativa é que a chuva ajude a reverter os efeitos da estiagem no Estado.

Na sexta-feira, o ingresso de umidade do mar manterá a condição de chuva fraca entre a Serra do Nordeste e o Litoral Norte. Já nas outras regiões o tempo fica firme e temperaturas amenas no restante do Estado.

No sábado, o tempo seco e com grande amplitude térmica predominará em todas as regiões. Somente no Extremo Sul, a passagem de uma frente fria no oceano poderá provocar pancadas de chuva no fim do dia e durante a noite.

No domingo, o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas e poderão ocorrer pancadas de chuva de verão em áreas isoladas.

Entre a segunda e terça-feira (28), a condição não muda, e o forte calor manterá a possibilidade de chuva de verão, com temperaturas próximas a 35°C na maior parte do Estado.

Na quarta-feira, a propagação de uma área baixa pressão provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.

Segundo o relatório, a previsão numérica indica que os totais mais elevados de chuva deverão ficar concentrados sobre a Metade Sul e no Oeste do Estado. Os valores deverão oscilar entre 20 e 35 mm em grande parte dos municípios. Já na Campanha pode superar 50 mm em alguns locais.

No Alto Vale do Uruguai, Região Central, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, os totais esperados deverão variar entre 10 e 20 mm.