Porto Alegre: termina nesta sexta prazo para pagamento do IPTU com desconto

Se encerra nesta sexta-feira (3) o desconto para pagamento do IPTU em cota única em Porto Alegre. A redução no valor para pagamento à vista é de 10 porcento.

Se encerra nesta sexta-feira (3) o desconto oferecido pela Prefeitura de Porto Alegre para pagamento do IPTU em cota única. As guias IPTU 2020, que teve as plantas revisadas, podem ser impressas no site da administração municipal.

Os valores podem ser quitados em qualquer banco conveniado com a Prefeitura: Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil,  Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, Sicred e Banco Original.

O pagamento também pode ser feito nas lotéricas, que são interligadas à rede da Caixa. Mas fique atento: apenas para guias de até R$1.000. O limite é por documento, não por contribuinte.

Já o morador que não pagar o Imposto até amanhã vai ter que parcelar o pagamento em 10 vezes, sem desconto. A nova guia poderá ser emitida a partir do dia 9 de janeiro de 2020. As guias são enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondências informado.

Para aderir ao parcelamento a primeira parcela deve ser paga até o dia 09 de março. Se a primeira parcela do parcelamento não for paga até o dia 09 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros.

Conforme a Prefeitura, as parcelas vencem sempre no dia 08 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil.

Da receita gerada pelo IPTU, pelo menos 25% é destinada à educação e 15% aplicada em saúde, conforme prevê a Constituição Federal. O percentual restante compõe a receita do município para custear de tudo um pouco, até pagamento de salários em tempo de crise.