Parque de olivoturismo em Gramado é opção para quem quer fugir do litoral

O Olivas de Gramado é o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul. São mais de 150 hectares com 12 mil mudas de oliveiras plantadas de cinco diferentes variedades.

Quem acha que janeiro é só praia, bronzeador e picolé ainda pode se surpreender com Gramado no verão. Para uma programação de veraneio diferente da tradicional viagem ao litoral, o Parque Olivas de Gramado é uma opção atraente. A apenas 14km do centro da cidade, o empreendimento reúne plantio de oliveiras, trattoria, turismo rural, trilhas ecológicas e, a parte favorita da criançada, fazendinha com mini animais.

O Olivas de Gramado é o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul. São mais de 150 hectares com 12 mil mudas de oliveiras plantadas de cinco diferentes variedades. Se o visitante não conhece os diversos tipos de oliva não tem problema: no parque é possível participar de aulas com degustação sensorial de azeite e, em seguida, fazer um tour guiado pelo parque para ver na prática o que aprendeu.

Já a gurizada se diverte com os moradores da fazendinha de mini animais. São coelhos, pôneis, porquinhos, cabras e outros amigos do mundo animal que moram em casinhas coloridas com uma vista privilegiada para o cânion Pedra Branca. Para curtir a paisagem em clima de férias, o Olivas de Gramado oferece cestas de piquenique com produtos coloniais e toalhas xadrez para sentar em frente à vista espetacular, que fica ainda mais mágica ao pôr do sol.

Mas se a pedida for um almoço para aproveitar o parque o dia todo, a trattoria serve pratos regionais para o visitante conhecer os sabores da gastronomia local, que fica ainda mais especial com o uso de insumos de produtores da região. Servido entre 12h e 15h, o Menu Raízes oferece uma seleção de pratos coloniais que inclui tagliatelle ao molho caipira, tortéi com carne de panela e costelinha de porco na cerveja preta, além da clássica sopa de capelleti, polenta frita e salada orgânica direto da horta do parque.

Além de todas essas atrações, o Olivas de Gramado também tem outro detalhe especial: a preocupação com o meio ambiente. São mais de 90 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) monitoradas e com visitação por via de trilhas ecológicas cuidadosamente traçadas para que o ecossistema se mantenha inalterado. Ao longo do percurso, o visitante pode aprender sobre as espécies nativas de árvores e admirar as aves de rapina sobrevoando o cânion.

Antes de ir embora, os visitantes ainda podem aproveitar o Empório Colonial do parque com produtos coloniais como queijos, embutidos, schmiers e azeites, além de souvenirs da marca para lembrar do pôr do sol mais bonito de Gramado.

Os ingressos para acessar o parque custam R$ 60 por pessoa e inclui acesso a todas as áreas do parque, degustação sensorial de azeites e tour guiado pela propriedade.