Máscara EnCena traz diretor alemão para residência artística

Máscara EnCena traz diretor alemão para residência artística

Os integrantes do Máscara EnCena trazem a Porto Alegre o diretor de teatro alemão Hajo Schüler. Trata-se da quinta edição do Territórios da Máscara, residência de criação artística, e que será comandado por Schüler, cofundador da Cia Famillie Flöz, uma das companhias teatrais de maior destaque na Europa.

Além dos integrantes do Máscara EnCena, compõem o grupo que fará parte da residência mais 14 pessoas, entre atores, professores de teatro e pesquisadores do assunto, oriundos de São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

As edições da Oficina Corpo-Máscara acontecem em Porto Alegre, e as inscrições podem ser feitas através do site www.mascaraencena.com.br.

Cia Familie Flöz

O ator e diretor Hajo Schüler é cofundador da Cia Familie Flöz, onde é diretor artístico, ator, escritor e criador de máscaras. Já colaborou como diretor artístico em diversos teatros, como Teatro dell’ Opera di Roma, Theater und Philharmonie Essen, Deutsches Schauspielhaus Hamburg, Burgtheater Wien, Schillertheater NRW, Opera de Frankfurte Centro Cultural Recoleta Buenos Aires. Recentemente, criou máscaras e realizou a direção artística de “Himmelerde”, uma coprodução com a Musicbanda Franui e a Staatsoper Berlin, encenando canções de Schubert, Schumann, Mahler e outros. Até hoje, essas produções fizeram aparições em 35 países e receberam inúmeros prêmios internacionais.

De 2005 a 2010, Hajo Schüler foi professor permanente de movimento, máscara e atuação no curso de estudos de teatro da Universidade de Artes de Berlim. Desde 2011 palestra sobre máscara na Schauspielschule Stuttgart, também lecionou na Escola Internacional de Artes Cênicas de Londres, Universidade Carlos III de Madri, Accademia dei Filodrammatici Milano, Universidade Folkwang das Artes de Essen. Atualmente desenvolve uma pesquisa artística a partir da comunhão entre o jogo do ator com as máscaras e a exploração de sonoridades para a cena.

Cinco anos

O Máscara EnCena foi criado em 2015, e se especializou em máscaras expressivas inteiras, linguagem teatral que dispensa a fala. Em janeiro deste ano, o grupo apresentou no festival Porto Verão Alegre seus dois espetáculos: “Imobilhados” e “2068”.

“Vejo esses cinco anos como uma fase de muitas descobertas, desafios e realizações, que transitam entre vida profissional e afetiva. Fazer teatro com o Máscara EnCena representa um potente encontro entre artistas e amigos inspirados a cultivar a curiosidade pelo fantástico universo da máscara”, afirma Camila Vergara, que, ao lado de Alexandre Borin, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dá vida ao grupo.

Serviço

Oficina Corpo-Máscara

Compartilhamento dos princípios técnicos e expressivos do corpo a partir do uso da máscara expressiva, presentes no trabalho do grupo.

Data: 3 a 7 de fevereiro

Horário: 9h às 13

Local: Bertoldo Cultural – Rua Garibaldi, 853 – Independência

Inscrições: www.mascaraencena.com