Irã lança mísseis contra duas bases americanas no Iraque

Duas bases aéreas dos Estados Unidos no Iraque foram atacadas na noite desta terça-feira (7) – madrugada de quarta-feira (8), no horário local – por mísseis balísticos. A Guarda Revolucionária do Irã reivindicou a autoria dos ataques às bases Ain Al-Assad e Erbil. O lançamento dos mísseis é em retaliação à morte do general Qassem Soleimani.

Ao menos dez mísseis teriam sido disparados e seis teriam atingido a base Al-Assad. A instalação militar na província iraquiana de Anbar fica a cerca de 200 km a oeste da capital do Iraque, Bagdá.

Também houve ataques com mísseis em outras partes do Iraque. Segundo uma agência local de notícias, também teria ocorrido um ataque aéreo na cidade de Erbil, capital da província iraquiana do Curdistão. O alvo seria o Erbil International Airport.

A Guarda Revolucionária do Irã, da qual Suleimani era membro, emitiu um comunicado dizendo: “Na Operação Mártir Suleimani, nas primeiras horas da quarta-feira, dezenas de mísseis terra-terra foram disparados na base dos EUA e atingiram com sucesso a base de Al Assad”.

Não há informações da situação dos militares até o momento. O presidente dos Estados Unidos está monitorando as informações sobre o ataque, reporta a NBC News.

A porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham disse: “Estamos cientes dos relatos de ataques às instalações dos EUA no Iraque. O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional. ”