Inteligência aponta que avião ucraniano foi alvo de míssil, diz premiê do Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que as evidências levam a crer que o voo PS-752, da Ukraine International Airlines, foi abatido por um míssil.

(CBC News e ANSA Brasil) – O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que as evidências levam a crer que o voo PS-752, da Ukraine International Airlines, foi abatido por um míssil. A declaração ocorre horas depois de fontes militares americanas divulgarem a informação.

“Temos dados de inteligência de várias fontes, incluindo nossos aliados, e nossa própria inteligência. As evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil iraniano do tipo terra-ar”, disse ele durante uma entrevista coletiva em Ottawa. “As notícias, sem dúvida, são um choque adicional para as famílias que já estão sofrendo diante dessa tragédia indescritível”, destacou.

Os comentários do primeiro-ministro vieram depois que relatórios dos EUA disseram que é “altamente provável” que um míssil antiaéreo iraniano tenha derrubado inadvertidamente o voo PS-752 da Ukraine International Airlines.

Segundo as fontes militares americanas, a aeronave ucraniana foi atingida por um sistema construído no território russo, chamado Gauntlet, porque o programa antiaéreo do Irã estava ativo depois do ataque do país contra as bases dos Estados Unidos no Iraque em retaliação à morte do general Qassem Soleimani.

Entre as vítimas, onze pessoas, sendo nove tripulantes e dois passageiros, eram ucranianos. Os outros passageiros identificados eram do Irã (82), Canadá (63), Suíça (10), Reino Unido (4) e Alemanha (3). Muitos deles estavam em voos de conexão para outros destinos. Entre todos os passageiros, 138 iam para o Canadá, conforme a CBC News.

“Alguém pode ter errado”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que “alguém pode ter cometido um erro” na queda do avião Boeing 737 da Ukraine International Airlines.

O mandatário americano ainda ressaltou que tem um “pressentimento terrível” sobre a tragédia, mas não deu mais explicações. Mais cedo, a revista Newsweek e a emissora CBS informaram que o avião, que caiu logo depois de decolar do Aeroporto Internacional de Teerã, pode ter sido abatido por acidente pela defesa aérea iraniana.