Ação apreende alimentos irregulares em dois mercados de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre informou que mais de 100 quilos de produtos vencidos foram inutilizados após uma ação conjunta do Procon, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.

Foram realizadas operações ontem e hoje (14), em dois estabelecimentos da zona norte de Porto Alegre, após denúncias.

Segundo a prefeitura, no supermercado Dia%, localizado na avenida Saturnino de Brito, número 791, foram identificados 22 pacotes de pão, nove pacotes de paçoca caseira e 16 barras de manteiga com prazo de validade expirado. Segundo a prefeitura, os produtos foram recolhidos e inutilizados.

A prefeitura ressalta que no Minimercado Maffei, situado na avenida Bento Gonçalves, número 551, foram encontrados cerca de 45 produtos vencidos.

O Procon lavrou auto de infração. Salgados, doces e recheios acondicionados de forma irregular foram inutilizados. A Vigilância Sanitária interditou cautelarmente a cozinha do estabelecimento devido às más condições de higiene.

A diretora executiva do Procon, Fernanda Borges, explica que a fiscalização foi realizada após denúncias da comunidade que frequenta os comércios.

“As ações de caráter educativo são uma resposta aos consumidores que repetidas vezes se depararam com produtos vencidos nas prateleiras, um risco à saúde.”