Último dia de 2019 será de calorão e chuvas isoladas no Rio Grande do Sul

O calorão que atinge o Rio Grande do Sul vai estar presente no último dia de 2019. A bolha de calor sobre o Estado permanece, embora com menor força que nos últimos dias em algumas regiões. No Sul do Estado, a chegada de uma frente fria pode trazer pancadas de chuva.

O dia ainda começa com sol e rapidamente esquenta em todas as regiões gaúchas. Mas a aproximação da frente fria já altera o padrão do tempo no Estado. Se tínhamos tempo seco e baixa umidade, a terça-feira será de abafamento e formação de chuvas de verão à tarde.

No decorrer das horas, o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável. E, com o calor, haverá condições para pancadas de chuva entre a tarde e à noite em todas as regiões. Há risco potencial para temporais com raios, ventos em forma de rajadas e granizo em algumas cidades.

No entanto, os acumulados de precipitação mais elevados ficam no Sul e Campanha. A frente fria demora a passar pelo Estado por causa do bloqueio causado pela onda de calor. 

Mínima, nesta madrugada de 26°C em Uruguaiana; 24°C em Santa Maria e 20°C em Erechim. Máximas de 39°C em Porto Alegre e Campo Bom; 38°C em Santa Cruz do Sul e 32°C em Passo Fundo.

Tempo na hora da virada

A previsão indica que há possibilidade de pancadas de chuva na Fronteira Oeste, Campanha, Sul e Leste do Estado nas horas próximas da virada.

Mas, apesar do tempo mais instável, as temperaturas serão elevadas. A meia-noite, a temperatura nas praias do Litoral Norte deve ficar entre 23°C e 26°C.

Em Porto Alegre, devem ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com baixa precipitação. Depois, o tempo deve ficar nublado para a chegada de 2020, com temperatura em torno dos 25°C.