Turista gaúcho morre afogado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis

Um turista gaúcho, de 51 anos, morreu afogado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Ele se banhava no mar, quando teria sido puxado pela correnteza para dentro de um buraco.

Um turista gaúcho, de 51 anos, morreu afogado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Anderson Francisco de Souza Martins se banhava no mar, quando teria sido puxado pela correnteza para dentro de um buraco. Após ser removido pelos guarda-vidas, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e nesse período tentaram reanimá-lo por 40 minutos, mas sem sucesso. Ele morreu na areia da praia e o corpo foi recolhido pelo IML (Instituto Médico Legal) para a realização de exames e a identificação oficial.

Anderson morava em Porto Alegre e estava acompanhado do genro e da filha, dentro da água, quando o acidente aconteceu. Ao ser removido de dentro do mar pelos guarda-vidas, a vítima estava desacordada. Imediatamente, eles iniciaram uma massagem cardíaca, até a chegada de socorristas do Samu que assumiram o trabalho de continuar as manobras para tentar reanimar a vítima.

Como o grau de afogamento foi alto, Anderson teve a morte decretada pelos paramédicos 40 minutos depois de ser removido de dentro do mar. A família acompanhou todo o resgate na beira da praia e a remoção do corpo para o IML onde foram feitos exames complementares. O corpo deve ser transportado de volta ao Rio Grande do Sul.

Testemunhas afirmaram que o afogamento ocorreu em uma área distante um quilômetro do posto de guarda-vidas mais próximo. Além disso, frequentadores afirmaram ao Conexão que neste período em que ocorrem as obras de engordamento da praia, a ocorrência de buracos aumentou em Canasvieiras, mesmo sendo um balneário de águas consideradas tranquilas e sem ondas.