Trump acusa Brasil de desvalorizar Real e restaura tarifas sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou, nesta segunda-feira (2), o Brasil e a Argentina de desvalorizarem suas moedas. O mandatário estadunidense afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países. A justificativa apontada por ele seria prejuízo aos agricultores norte-americanos.

“Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização massiva de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”, escreveu Trump no Twitter.

“O Federal Reserve [banco central dos EUA] deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”, disse.

Em agosto, Trump flexibilizou a cobrança de sobretaxas do aço e alumínio proveniente do Brasil, da Coreia do Sul e Argentina. Desde então, as empresas americanas que compravam aço do Brasil não precisavam pagar a sobretaxa adicional de 25% no aço e 10% sobre o preço original desde que comprovassem falta da matéria-prima no mercado interno.

As sobretaxas ao aço e alumínio fizeram parte das primeiras medidas da guerra comercial de Trump. O republicano visava sobretudo a China, mas acabou atingindo a maior parte dos países que exportam para os EUA.