Silvana Lima e Tati Webb confirmadas na estreia do surfe em Tóquio-2020

A surfista cearense do Time Oi, Silvana Lima, garantiu no domingo (1º) mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o primeiro na história que contará com a modalidade. A brasileira se junta a outra surfista patrocinada pela Oi, Tatiana Weston-Webb, gaúcha criada no Havaí, como representante do país no evento.

“Nunca imaginei que um dia eu iria representar meu país, depois de tanta luta, hoje estou aqui graças a Deus pra dizer que meu grande sonho acaba de ser realizado! Estarei nas olimpíadas de 2020. Quero agradecer de coração a todos que acreditaram em mim, principalmente meus patrocinadores por todo apoio. Estou muito feliz graças a Deus. Obrigada minha torcida e principalmente a minha família que sempre esteve ao meu lado, amigos e fãs. #silolimpidas2020”, comemorou Silvana, 35 anos, que parou nas oitavas de final da etapa de Maui, no Havaí, mas ainda ficou à frente da neozelandesa Paige Hareb no ranking e assegurou a oitava e última vaga em disputa pelo Circuito Mundial.

Em outubro, a gaúcha de 23 anos foi a primeira brasileira a conseguir uma vaga na Olimpíada. Ela venceu a havaiana Coco Ho nas oitavas da etapa de Peniche, em Portugal, e ficou entre as oito mulheres da elite da modalidade a carimbar o passaporte para o Japão.

No masculino, Time Oi disputa título mundial no Havaí

Depois de dez etapas, o World Championship Tour (WCT), o Circuito Mundial de surfe, desembarca no Havaí para a definição do grande campeão e cinco surfistas ainda estão na briga, sendo três brasileiros do Time Oi de surfe: Ítalo Ferreira, líder do ranking, Gabriel Medina, vice-líder e atual campeão, e Filipe Toledo, quarto colocado.

Os três representantes da tempestade brasileira, que domina o surfe nos últimos anos, disputam a última etapa do mundial de surfe em Banzai Pipeline, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

O Brasil já possui três títulos mundiais: Em 2014, com Gabriel Medina, 2015, com Adriano de Souza, e, em 2018, novamente com Gabriel Medina.