Segunda-feira de sol e calor escaldante em todo o Rio Grande do Sul

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul segue forte nesta segunda-feira (30). Cidades gaúchas podem voltar a registrar temperaturas acima dos 40°C por causa da formação de uma bolha de calor. O fenômeno é causado pela atuação de um sistema de alta pressão, que joga o ar quente da atmosfera em direção ao solo.

Por isso é importante reforçar a hidratação e evitar, ao máximo, principalmente os banhistas, o consumo de bebidas alcoólicas. Além do calor, a radiação ultravioleta vai estar em níveis elevadíssimos no RS, alcançando, mais uma vez, os índices “Muito Alto” e “Extremo”. Faça uso de protetor solar e evite realizar atividades sob o sol entre 10h e 15h.

Nesta segunda-feira, novamente há possibilidade de temporais isolados, causados pela formação de nuvens. Não se descarta a ocorrência de vendavais muito isolados, como o que ocorreu hoje em Guarani das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

A madrugada será quente. Mínimas em Santa Vitória do Palmar, Santa Maria e Ijuí de 22°C. Em Uruguaiana, a temperatura não cai dos 25°C durante a madrugada. Durante o dia, muito calor. Projeção é de 40°C para Uruguaiana, Alegrete, Campo Bom e Cachoeira do Sul. Taquara terá 37°C. Lagoa Vermelha e Vacaria 32°C de máxima.

Em Porto Alegre, mais um dia de sol de escaldar. Mínima de 22°C e máxima de até 38°C em alguns bairros.

Calor histórico na terça-feira

Apesar do calor intenso, o ápice da onda de calor sequer chegou. Os meteorologistas projetam que a terça-feira (31), será ainda mais quente que a segunda. Será um dia histórico e não só por ser o último dia do ano, mas por causa das temperaturas muito elevadas que podem ser registradas no Estado. Os modelos meteorológicos apontam calor recorde em várias regiões, como Oeste, Vales do Rio Pardo e Taquari e região metropolitana.

Por causa de tanto calor, aumentam as chances de pancadas de chuva na terça-feira. Há maior risco de temporais. No entanto, os volumes de chuva, onde ocorrem as pancadas, devem ser baixos. A virada deve ser de tempo seco e quente, com temperaturas acima dos 25°C na maior parte das regiões gaúchas.

O alívio vem somente na quarta-feira (1.jan.2020), quando uma frente fria avança pelo Estado. Mas, antes da chuva, o gaúcho ainda vai enfrentar muito calor. Máximas acima dos 30°C devem ser registradas em várias regiões. E com muita sensação de abafamento.