Rio Grande do Sul pode ter temporais isolados neste sábado, adverte INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais isolados em parte do Rio Grande do Sul por causa da onda de calor.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais isolados em parte do Rio Grande do Sul. O aviso considera a situação de “perigo potencial” para a ocorrência de tempestades.

Conforme o órgão, podem ocorrer pancadas fortes de chuva, acompanhadas de vento. Não se descarta que, durante a ocorrência dos temporais, eventual queda de granizo.

Ainda de acordo com o INMET há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O alerta é válido para Campanha, Fronteira, região Central, região do Alto Uruguai no Noroeste do Estado, Litoral Médio e região Sul do Rio Grande do Sul. A vigência da advertência se encerra as 4h da madrugada de domingo.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).