Registrada terceira morte de gaúcho em praias de SC em apenas 4 dias

Mais um turista gaúcho morreu afogado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (27). É a segunda morte a ocorrer no local e a terceira envolvendo gaúchos desde o dia 24.

Mais um turista gaúcho morreu afogado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (27). É a segunda morte a ocorrer no local e a terceira envolvendo gaúchos desde o dia 24.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima de 21 anos, identificada como Pitter Deivis Silva, foi resgatado por outros banhistas, por volta de 20h30, e levado para a faixa de areia onde as equipes de socorro foram acionadas. Ele era natural de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Durante 40 minutos foram feitas manobras de reanimação, mas ele não resistiu e acabou morrendo na beira da praia. O corpo foi recolhido pelo IML (Instituto Médico Legal). Segundo testemunhas, o caso ocorreu em uma área que já havia passado por obras de ampliação da faixa de areia.

Segundo testemunhas informaram ao Corpo de Bombeiros, não foi possível precisar quanto tempo o rapaz ficou dentro do mar, mas ele foi retirado desacordado e em afogamento de grau seis, um dos mais graves da escala de avaliação pelo Corpo de Bombeiros. A família deve fazer os tramites de liberação do corpo para que ele seja enviado de volta ao Rio Grande do Sul.

Este foi o terceiro caso de afogamento em quatro dias, sendo dois envolvendo a morte de turistas gaúchos no balneário. O primeiro ocorreu na véspera de Natal, onde Anderson Francisco de Souza Martins se banhava no mar, quando teria sido puxado pela correnteza para dentro de um buraco.

Os socorristas tentaram reanimá-lo por 40 minutos. O segundo caso ocorreu na quinta-feira (26), quando um turista de Minas Gerais, de 51 anos, que precisou ser removido com o auxílio do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros. Ele brincava com crianças na água, quando foi arrastado pela correnteza. Ele segue internado no Hospital Universitário de Florianópolis.

Reunião de emergência

Numa reunião de emergência realizada na manhã deste sábado (28) em Canasvieiras entre Prefeitura de Florianópolis, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretaria Municipal de Infraestrutura e a comunidade ficou definido que haverá um aumento de Guardas Municipais para evitar que as pessoas invadam a área onde ocorrem as obras de ampliação da faixa de areia do balneário, maior número de socorristas, aquisição de cadeirões para que os guarda-vidas possam observar a praia, placas de sinalização a cada 50 metros, uma ampla campanha publicitária de conscientização e utilização de quadriciclos pelo Corpo de Bombeiros e pelos agentes da Guarda Municipal.

Obra de engordamento

A Praia de Canasvieiras, que fica no Norte da Ilha de Santa Catarina, passa por obras de ampliação da faixa de areia, já que ela estava desaparecendo com o aumento do nível do mar. Um navio draga recolhe areia numa jazida a um quilômetro da praia e envia o material por meio de canos e que é espalhado por máquinas retroescavadeiras. Em nota, a Prefeitura de Florianópolis disse, nesta semana, que não há relação entre a obra de engordamento da praia e as ocorrências de afogamento no balneário sempre considerado de águas tranquilas.