Prefeitura de Porto Alegre oferece desconto de 10% no IPTU 2020

 

A prefeitura de Porto Alegre comunicou, nesta sexta-feira (13), que o pagamento antecipado do IPTU terá um desconto de 10%.

De acordo com a prefeitura, o benefício será concedido a quem fizer a quitação do tributo até o próximo dia 3 de janeiro, em cota única.

Para o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, é a oportunidade para o contribuinte aproveitar o desconto atrativo.

“Os recursos permitirão que o caixa municipal possa fazer frente às despesas e a prefeitura possa honrar os compromissos com a prestação de serviços à cidade”, diz Busatto.

O calendário do IPTU 2020 inclui ainda a opção de parcelamento em dez vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 9 de março.

As guias de pagamento poderão ser acessadas no site da prefeitura e serão entregues pelos Correios, o que ocorrerá a partir da semana que vem, em data a ser divulgada pela Secretaria da Fazenda.

Planta de valores

Em setembro deste ano, o prefeito Nelson Marchezan sancionou a lei que atualiza a planta de valores sobre a qual se calcula o IPTU em Porto Alegre.

Segundo a prefeitura, cerca de 238 mil imóveis da Capital (31% das propriedades imobiliárias), entre o total de 767 mil, pagarão menos IPTU.

Já 146 mil ficarão isentos do pagamento. Desta forma, o total de imóveis que pagarão menos IPTU ou deixarão de pagar é de 384 mil (50,2%).