Prefeitura de Santa Maria alerta para possível surto de infecção intestinal

Após registrar morte de duas crianças em Santa Maria, a prefeitura emitiu um alerta para possibilidade de um surto de infecção intestinal na cidade.

A Secretária municipal de Saúde utilizou as redes sociais para fazer o comunicado. A Secretária faz uma série de recomendações aos profissionais da saúde de como proceder em casos de pacientes que apresentem os sinais desse possível surto.

A primeira morte foi no domingo (22), quando uma criança de 3 anos, que estava com a família em Montenegro, foi encaminhada para atendimento hospitalar em Porto Alegre, mas não resistiu.

A segunda morte aconteceu ontem (23) em Santa Maria. A criança de 5 anos morreu após ser levada ao Hospital de Caridade da cidade.

As duas vítimas estudavam na mesma escola, colégio da rede Sesi para Educação Infantil. A Secretaria de Saúde está investigando se algum alimento contaminado pode ter sido compartilhado no colégio e levado a uma infecção generalizada.

“A escolinha está em período de férias, mas as autoridades sanitárias já foram acionadas e farão a investigação sobre as causas do suposto surto. Da mesma forma, está sob investigação a relação do provável surto com o óbito de duas crianças, com 4 e 5 anos de idade”, ressaltou a prefeitura de Santa Maria.

A prefeitura também pediu que caso uma criança apresente sintomas como diarreia e dores abdominais, é preciso procurar imediatamente uma unidade de pronto-atendimento.