PIB do RS se mantém estável no terceiro trimestre de 2019

O PIB do Rio Grande do Sul não se alterou em relação ao 3º trimestre de 2018. O resultado neutro foi influenciado pela sazonalidade das principais lavouras, como soja e milho.

O PIB (Produto Interno Bruto) do Rio Grande do Sul não teve alteração no terceiro trimestre de 2019, em comparação ao ano passado. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (11), pelo DEE (Departamento de Economia e Estatística) do Governo do Estado.

Em relação ao trimestre anterior, o PIB do Estado apresentou queda de 0,5%, influenciado pela retração da agropecuária (-5,6%) e da indústria (-1,1%). Os serviços, nessa base de comparação, cresceram 0,3% no período, de acordo com o DEEE.

O resultado neutro no período entre julho e setembro foi influenciado pela sazonalidade das principais lavouras do Estado, como soja e milho, conforme o Departamento. Também é apontada como causa a desaceleração de alguns segmentos da indústria

Apesar do resultado nulo no terceiro trimestre, o PIB acumulado em 2019 acumula alta de 2,7%, acima da variação do País, que é de 1%. Os destaques são a agricultura (+6,7%) e indústria (+3,3%). O setor de serviços registrou expansão de 1,6% no período e a previsão em todos os segmentos é que a tendência de crescimento acima da média nacional permaneça nos números finais de 2019.

Expectativa para o 4º trimestre

“A expectativa é que o crescimento do RS no final do ano permaneça positivo e, provavelmente, acima do avanço da economia brasileira. A retomada consistente da economia, contudo, ainda está atrelada à recuperação sólida da economia nacional, para a qual se espera crescimento de 2,2% no próximo ano”, avalia a chefe da Divisão de Indicadores Estruturais do DEE, Vanessa Sulzbach.