Operação conjunta interdita clínica geriátrica na zona leste de Porto Alegre

Uma ação conjunta fechou uma casa de repouso clandestina no bairro Mário Quintana, zona leste de Porto Alegre. Dezesseis pacientes psiquiátricos estavam no local.

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Porto Alegre interditou uma casa de repouso clandestina na manhã desta quinta-feira (12). A residência onde funcionava a clínica geriátrica fica no bairro Mário Quintana, zona leste de Porto Alegre. Uma mulher, que seria proprietária, foi detida em flagrante.

A ação de fiscalização no local partiu de uma denúncia.O local, que não tinha condições apropriadas, abrigava 16 pacientes psiquiátricos, que estavam vivendo em condições insalubres. No entanto, apenas 13 foram encontrados na residência.

Uma paciente psiquiátrica teria sido violentada e engravidou, o que é considerado estupro de vulnerável, tendo em vista que a vítima não tem capacidade completa de evitar ou se defender. A mulher não estava na residência e teria sido “devolvida” à família, conforme a proprietária do local.

A casa tinha apenas um banheiro para os adultos e idosos. Uma parte deles usa fraldas. Muitos possuem dificuldades de locomoção, mas não havia nenhuma cadeira de rodas.

Colchões mofados, roupas de cama sujas e urinadas

No local também foi constatado que os travesseiros estavam mofados. Os indícios levam a crer que o material não era sequer trocado ou limpo. Os repousos para a cabeça eram feitos apenas de espuma colocada diretamente nas fronhas, amarradas com nós.

Da mesma forma, como colchões e cobertas não eram sequer lavados antes de serem reutilizados. As roupas de cama urinadas eram colocadas no sol para secar antes de voltarem a ser “disponibilizadas” aos pacientes. Nenhuma máquina de lavar roupa foi encontrada na residência.

Os alimentos eram preparados no pátio da residência, pois a cozinha havia sido transformada em quarto para abrigar mais idosos. Os itens alimentícios não eram sequer refrigerados. Também não havia sistema de climatização. Apenas um ventilador, de pequeno porte, foi encontrado.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Porto Alegre, uma piscina instalada no pátio tinha focos de mosquitos Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, zika e febre chikungunya.

Casa interditada e mulher presa

Diante de tantas situações degradantes, a clínica geriátrica foi interditada. Uma mulher, que seria dona da clínica, foi detida e encaminhada para a Delegacia em flagrante de delito. Ela foi autuada pelos crimes de maus tratos e abandono de incapaz.

Participaram da ação, além da Polícia Civil, a Guarda Municipal, FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania), secretarias da Saúde de Porto Alegre; Desenvolvimento Social e Esporte; e Desenvolvimento Econômico.