Obra deve afetar abastecimento de água nas zonas sul e leste de Porto Alegre

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) comunicou que vai suspender o funcionamento, por quatro horas, da Estação de Tratamento de Água Belém Novo.

Em função da interrupção, poderá faltar água nesta sexta-feira (13) nos bairros das zonas sul e Leste. A previsão é normalizar o abastecimento durante a noite, podendo demorar mais nas partes altas e distantes do sistema de distribuição.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, a medida é necessária para a colocação de componentes elétricos para a primeira etapa de instalação da Estação Compacta junto à ETA.

A Estação de Tratamento atende os seguintes bairros: Aberta dos Morros, Belém Novo, Chapéu do Sol, Hípica, Lajeado, Ponta Grossa, Restinga, Pitinga, Lomba do Pinheiro e Agronomia.

Tecnologia 

A prefeitura ressalta que a instalação da Estação Compacta tem como objetivo ampliar a produção de água para o Sistema de Abastecimento de Belém Novo durante o período de construção da nova ETA Ponta do Arado.

“É uma nova tecnologia que prevê um sistema 100% automatizado de produção de água que aumentará dos atuais 1.000 litros por segundo para 1.300 litros por segundo.”