Justiça condena prefeito de Santa Cruz do Sul por expulsar sua vice do gabinete

A Justiça de Santa Cruz condenou o prefeito da cidade, Telmo Kirst, a pagar multa por improbidade administrativa, por ter expulsado a vice-prefeita, Helena Hermany, do gabinete dela. O pedido foi feito pelo Ministério Público.

Conforme a ação, assinada pelo promotor de Justiça Érico Barin, o prefeito determinou à vice que desocupasse a sala que ocupava desde 2013 como secretária da Habitação. “Helena acumulava as duas funções e, em março deste ano, Telmo Kirst a exonerou do cargo”, ressaltou o Ministério Público.

Ela foi comunicada da decisão pelo secretário municipal, Vanir de Azevedo. O prefeito não designou nenhuma outra sala e ordenou que ela ficasse em casa, para ceder o espaço para a nova secretária sob pena de represálias políticas. Ela, então, ficou sem ter local para trabalhar entre 19 de março e 1º de abril.

“Procurado pela vice-prefeita, o Ministério Público solicitou ao prefeito para que disponibilizasse um novo espaço para ela, o que aconteceu apenas dois dias depois da solicitação.”

O Ministério Público havia solicitado a perda da função pública do prefeito, o que não foi atendido pela Justiça e será alvo de recurso.