Governo entrega primeira parte de viaduto da ERS-040, em Viamão

Foi entregue, nesta quarta-feira, parte do viaduto da ERS-040, a Tapir Rocha, com a ERS-118, em Viamão. Obra acaba com a sinaleira e com os imensos congestionamentos na região.

O governo do Estado entregou, na manhã desta quarta-feira (18), parte de um viaduto na ERS-040, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. A obra só deve ser concluída em março de 2020, mas deve desafogar o trânsito desde já no entroncamento com a ERS-118.

A ERS-040 liga Viamão às praias de Pinhal e Cidreira, recebendo tráfego intenso nos períodos de veraneio. Congestionamentos eram comuns no ponto e até uma sinaleira foi colocada no local para tentar amenizar o problema.

“São R$ 20 milhões de investimento feito pela EGR [Empresa Gaúcha de Rodovias], devolvendo à população desta região aquilo que é recolhido no pedágio. Significará deslocamento mais rápido, sem congestionamento por ter de esperar pelo semáforo. É uma obra que vai trazer segurança para a população que circula por aqui“, destacou o governador Eduardo Leite, que participou do ato de retirada dos cones sobre o viaduto, liberando o trânsito para os veículos na manhã desta quarta-feira.

A construção da estrutura, iniciada em junho de 2018, tem investimento total de R$ 20.682.126,90, com recursos oriundos da praça de pedágio de Viamão. O tráfego foi liberado, inicialmente, em uma pista para cada sentido. Mas o viaduto foi erguido com pista dupla, já prevendo futura duplicação da via.

“O usuário da ERS-040 quer transitar pela rodovia sem congestionamentos, e é isso que estamos proporcionando a partir de hoje, com o tráfego liberado sobre o viaduto”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

As obras para liberação das alças interligando a ERS-040 à ERS-118 continuam e devem ficar prontas apenas em março de 2020. Os desvios de trânsito necessários são realizados com o apoio da prefeitura de Viamão.