Faixa exclusiva para ônibus na Goethe entra em operação nesta quarta

A Prefeitura de Porto Alegre vai começar a usar a faixa de ônibus da avenida Goethe a partir desta quarta-feira (11). A medida visa melhorar a trafegabilidade dos coletivos pela via. Linhas transversais que passam pela região devem ser as mais beneficiadas pela medida.

O tráfego de ônibus pela faixa exclusiva ocorrerá das 6h às 9h e das 16h às 20h. A faixa da Goethe dá continuidade ao projeto de novos trechos exclusivos, já implementados nas avenidas Independência e Mostardeiro.

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), o tempo de deslocamento pela Goethe pode ter redução de 67%. Isso significa dois minutos e 50 segundos a menos no tempo de viagem, de acordo com as estimativas da empresa.

Serão beneficiados cerca de 62 mil usuários das oito linhas que passam no local. Além da faixa, foram realizadas qualificações viárias, com espaços específicos para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis.

Ruas completas

“O projeto foi elaborado com base no conceito de ruas completas, com espaço para cada modal, o que representa mais segurança e uma convivência harmônica entre as pessoas que circulam pelo local”, explica o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.

A priorização do transporte coletivo pela prefeitura vai dobrar o número de faixas exclusivas em Porto Alegre. O projeto foi pensado para qualificar o sistema de transporte, reduzir os tempos de viagem, dar mais eficiência ao serviço e diminuir os riscos de acidentes. Serão beneficiados diariamente 450 mil usuários.

Até março de 2020, vão ser implantados 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes. A medida deverá também atrair novos passageiros.