Eventos potencializam a frequência de turistas na alta temporada uruguaia

Os uruguaios têm uma pequena queda por festivais, tradições, festas e eventos de longa duração. O mês de janeiro é um dos mais movimentados na agenda do vizinho. Confira as opções da alta temporada uruguaia.

Os costumes culturais do Uruguai são extremamente valorizados pelos moradores e turistas. Já conhecidos internacionalmente, esses acontecimentos potencializam a vinda de estrangeiros na alta temporada uruguaia.

Os uruguaios têm uma pequena queda por festivais, tradições, festas e eventos de longa duração. O mês de janeiro é um dos mais movimentados na agenda do vizinho. Começando pelo ano novo de Punta Del Este – já cativo dos brasileiros, despensa apresentação – tem as festas mais famosas:

  • La Reveillon;

  • La Sensation, acontece no Clube de la Playa (Manantiales) com vista para o mar;

  • e a BOX, que acontece no parque nacional El Jaguel, localizado em La Barra.

A Este Arte 2019, dá sequência aos eventos em Punta, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro. Pensada para deixar os amantes da arte, colecionadores e artistas boquiabertos, a 6ª edição do festival de arte traz o melhor das galerias da América do Sul. Diversão e glamour em único ambiente, no centro de convenções de Punta Del Este.

Inspirado no Nuit Blanche, em Paris, La Noche Blanca foi realizado pela primeira vez em 2012 para comemorar o centenário do Balneário La Floresta – em Canelones região metropolitana uruguaia, tornando-se um sucesso que ano após ano atrai mais pessoas. Na Sexta-feira, mais próxima da Lua cheia de janeiro, as ruas de um circuito de 20 quadras são fechadas, as luzes da iluminação pública são apagadas e a área é iluminada, destacando arquiteturas, ruas e espaços abertos. As cenas de rua são instaladas em diferentes pontos ao longo do percurso. Percussão, artes circenses, dança contemporânea, música celta, rock, sax, tango, poesia, estátuas vivas, intervenções urbanas, jogos de luz e som, projeções em 3D em edifícios emblemáticos são algumas das atrações que o turista poderá conferir.

Dois festivais de Jazz, reconhecidos internacionalmente, atraem turistas de todas as partes do mundo. O Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este acontece entre os dias 3 e 6 de janeiro e traz ao público bandas de vanguarda e contemporâneas de diferentes nacionalidades. E em Mercedes – cidade localizada no departamento de Soriano – acontece o Jazz a La Calle 2020 – Mercedes entre os dias 11 e 19 de janeiro.

E finalmente um dos eventos que mais traz orgulho ao uruguaio, o carnaval, que é uma mistura de ritos africanos e europeus, mistura desfile de carnaval com teatro, dança com interpretação e é celebrado em doses homeopáticas por mais de 45 dias. Esse ano a largada é dada no dia 24 de janeiro com um enorme desfile que acontece na Avenida 18 de Julio, no centro de Montevidéu. No entanto, é em fevereiro o ápice da festa: no desfile de LLamadas, que evoca os encontros de escravos negros que se reuniram fora da cidade durante os séculos XVIII e XIX. Dezenas de milhares de espectadores vibram com a força e a cor do candombe, caracterizada pelo diálogo entre três tipos de tambores: chico, repique e piano, nos dias 6 e 7 de fevereiro pelos bairros Sur e Palermo.

A murga é outro dos selos culturais mais representativos do carnaval. Com humor e sátira, representa a cada ano sua visão do Uruguai e do mundo, executando um amplo espectro de ritmos musicais, entre os quais se destaca a “marcha dos caminhões” executada com “bombo”, “platillo” e “redoblante”.

Alta temporada uruguaia

Outras apresentações e outros eventos acontecem no decorrer do país no mês de janeiro. Caso o turista esteja em alguma das localidades e quiser aproveitar pode acompanhar na tabela abaixo:

Alta temporada uruguaia