ERS-020 terá bloqueio para obras de recuperação de ponte sobre o Rio dos Sinos

A obra de recuperação da Ponte do Rio dos Sinos vai provocar alterações no trânsito na ERS-020, em Taquara, no Vale do Sinos. Haverá bloqueio na estrada entre esta quinta-feira (5) e terça (10). A expectativa é que os serviços sejam concluídos até o fim da tarde de terça-feira (10).

Conforme o DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), o bloqueio é necessário para a a pavimentação da pista de rolamento. Também será feita a instalação das juntas de dilatação na ponte.

“Vamos precisar manter o trânsito em meia-pista com sinalizadores para orientar o tráfego alternado nos dois sentidos”, explica o diretor-geral do departamento, Sívori Sarti da Silva.

Confira como fica o trânsito

Trânsito alternado em meia-pista com sistema de pare-e-siga:

  • Das 11h da quinta-feira (05/12) até às 13h30min da sexta-feira (06/12);

  • Do fim da manhã até o fim da tarde de terça-feira (10/12).

Bloqueio total

De sexta-feira (06/12), a partir das 13h30min, até o início da manhã de terça-feira (10/12), quando será retomado o tráfego em meia-pista, alternando os dois sentidos da rodovia.

Rotas alternativas

Sentido Gravataí – Taquara

Quem trafega no sentido Gravataí-Taquara pode utilizar como alternativa a Rua Gaspar Silveira Martins – que passa pelo distrito de Santa Cristina – saindo da ERS-020 à esquerda na altura do km 40,9. Depois, o motorista deve seguir pela Estrada do Pinhal e, na sequência, pela Rua Djalmo Haack, em Parobé, até a ERS-239 (abrangendo 8,4km), mais o trajeto até a ERS-020 (que corresponde a 7,7 km). Total: 16,1 km.

Outra opção é seguir à direita da ERS-020 utilizando a ERS-242, cerca de 350 m antes da ponte, pelo distrito de Entrepelados, até a ERS-474, e seguindo por esta rodovia para Taquara, passando próximo a Rolante, num total aproximado de 70 km até retornar à ERS-020.

Sentido Taquara – Gravataí

Na direção de Taquara para Gravataí, a ERS-020 será bloqueada após o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, no acesso à Prainha, e terá somente tráfego local. O recomendado é fazer o desvio pelo caminho inverso citado por Parobé ou seguir pela ERS-239 até a BR-116, em Novo Hamburgo. A ERS-239, na direção de Rolante, pode ser usada como alternativa, acessando a ERS-474 na direção de Santo Antônio da Patrulha.