Enactus Ufrgs desenvolve empreendedores sociais

Estudantes da Ufrgs integram projeto de empreendedorismo social vinculado a organização internacional Enactus

Cada vez mais a responsabilidade ambiental e social vem pautando a economia. Seja pelas consequências do aquecimento global ou pela finitude dos recursos naturais, uma nova concepção da atuação humana nos negócios vem se formando por meio de jovens líderes que relacionam seus trabalhos com um cuidado maior com o meio ambiente e as pessoas.

Essa corrente de “novos” empreendedores pode ser  visualizada em muitos setores. Na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), por exemplo, 34 estudantes participam, em Porto Alegre, da organização internacional denominada Enactus (do inglês Entrepreneurial Action Through Us).

O objetivo é inspirar alunos a usar ação empreendedora para transformar vidas e construir um mundo melhor e mais sustentável. A equipe do Enactus da UFRGS vem realizando atividades abertas à comunidade, divulgadas principalmente pelas redes sociais. Apesar do reconhecimento pela instituição, o grupo ainda não possui instalação física dentro da Universidade. Mesmo com a dificuldade, as ações são bem organizadas – com direito a coffee break – e tem boa adesão da comunidade.

Na mais recente palestra “Compostagem e Destinação de Resíduos Eletrônicos”, por exemplo, vinte interessados compareceram em plena segunda-feira (16), das 19h às 21h. Geralmente é cobrado um valor, mas simbólico – revertido para o desenvolvimento do projeto. Nesta atividade o investimento foi de 5 reais.

Estrutura

O Enactus da UFRGS está estruturado em cargos como diretoria de gestão, RH, financeiro e marketing. As equipes se dividem por áreas de interesse. “Dentro de cada grupo tem um líder que é responsável pela gestão de cada área e realização das tarefas”, conta Samantha Insaurrauld, aluna do 5° semestre, da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Ela destaca o engajamento: “as pessoas se responsabilizam, quase nunca o líder precisa delegar alguém para realizar algo, todos se voluntariam”.

A palestra relacionada à compostagem e correto descarte de eletrônicos, citada acima, foi organizada por Camilla Siqueira, aluna do 8º semestre de Direito noturno; Camila Severo Farias, aluna do 1° semestre curso de Licenciatura em Pedagogia; Felipe Adonai Pires Soares, do 9º semestre de Enfermagem; Ingrid Garcia Ferreira, aluna do 6° semestre do curso de Farmácia; além de Samantha.

Leonardo Quintela, do Projeto Raiz, e José Luiz da Silva, da Cooperativa Paulo Freire, apontaram como os dois processos: de compostagem – transformação de matéria orgânica encontrada no lixo em adubo orgânico – e de separação de resíduos secos afetam diretamente a saúde das pessoas e economia.

O tema, que pode parece lugar comum, visto que muitos conhecem as principais consequências, como contaminação de lençol freático, degradação de mata nativa, há fatores mais sutis, mas não menos preocupantes.

“Quando tu não faz a separação, também impede as pessoas que trabalham com o lixo de ganharem seu sustento. São pessoas que não têm nada, vivem em vulnerabilidade social, por isso estão ali”, chama atenção para o fato José Luiz.

Lembra que a ação de “passar uma água” para tirar aquele restinho de suco ou leite da embalagem já ajuda a evitar proliferação de pragas, como moscas, baratas e ratos. “O que pra nós não é nem de longe tão trabalhoso, se todos fizessem já melhoraria as condições de trabalho dessas pessoas”.

Apoio

O Enactus Ufrgs tem quatro programas: Delta, E.Las, Projeto Crescer e Acolhida. O Delta trabalha com pessoas em situação de rua e atualmente está ajudando na EPA (Escola Porto Alegre), ensinando noções de empreendedorismo para que elas possam vender peças de cerâmica produzidas no local.

O projeto E.LAS trabalha com as mulheres da Casa de Referência Mirabal e apoia a realização dos “Quitutes Mirabal”, venda de comidas como fonte de renda.

O Projeto Crescer ensina noções de empreendedorismo para crianças e adolescentes do ensino médio. “Atualmente não estamos atuando em um colégio, mas anteriormente trabalhávamos com um colégio de Viamão, em parceria com o Mc Donald’s”, explica Samantha.

Já o projeto Acolhida apoia a instituição SOS Casa de Acolhida, que é composta por três residências – duas em Canoas e uma em Porto Alegre.

Para integrar o Enactus Ufrgs é necessário ser aluno da instituição, passar por um processo seletivo, realizado todo o semestre, composto por quatro fases. Primeiro, a pessoa responde um pequeno questionário online. Na hora da inscrição, caso tenha o perfil Enactor, receberá um email com informações sobre a segunda fase. Nessa etapa, presencial, é analisado o perfil para trabalho em equipe. Chegando na terceira fase, há mais entrevistas para conhecer o candidato e avaliar se possui carga horária disponível para as atividades. Se atender às necessidades do grupo, passa para fase de treinee, na qual irá receber treinamento e capacitações para trabalhar com as comunidades.

Para saber mais: