Chegada do verão favorece o turismo náutico no Guaíba

Com a chegada oficial do verão neste domingo (22) começa a alta temporada do turismo náutico em Porto Alegre.

É o momento em que cresce o movimento de moradores e visitantes da Capital nos passeios pelo Guaíba. E os números mostram que a atração faz sucesso.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, de 2018 para 2019, a média mensal de passageiros nas cinco embarcações autorizadas pela prefeitura cresceu de 7.942 para 12.942 – um aumento de 62,95%.

“O crescimento se deve à revitalização da orla Moacyr Scliar e à ampliação no número de embarcações habilitadas para os passeios”, ressaltou a prefeitura.

Segundo a Brigada Militar, a Orla chega a receber 50 mil visitantes nos finais de semana com tempo bom. Assim, mês a mês, a movimentação de turistas no sistema náutico da Capital vem melhorando na comparação com 2018.

Ingressos 

Desde julho o atracadouro conta com uma bilheteria específica, onde os passageiros podem adquirir ingressos com mais facilidade e conforto para qualquer uma das embarcações disponíveis.

Gerente de uma das empresas, Alexandre Ávila elogia a estrutura. “Trabalho com turismo náutico em Porto Alegre há 27 anos e nunca foi tão bom como nos últimos dois. Além das melhorias na Orla, temos mais segurança. Antes, a bilheteria era precária”, conta.

Passeio pelo Guaíba

Cinco embarcações colocam o turista em contato direto com a natureza de Porto Alegre. Da Orla, o público percorre o Guaíba por uma hora, passando pelas Ilhas do Delta do Jacuí ou sentido zona sul.

O passeio custa entre R$ 20 e R$ 110, com saídas diariamente.