Cenário é favorável para pequenos negócios, aponta presidente do Sebrae

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, apontou um ambiente de negócios favorável para o setor durante a XVI Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, em Curitiba, no Paraná. “As micro e pequenas empresas vivem um momento especial no País, com ações que visam a desburocratização, a simplificação e a digitalização de processos. Temos uma legislação positiva que colabora para a modernização de startups e para a criação das Empresas Simples de Crédito, além de uma ampla atuação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Estamos em um processo de retomada do crescimento e com uma expectativa muito positiva”, afirmou Melles.

O evento que reuniu na última semana representantes do Ministério da Economia, de entidades empresariais e associações de 18 estados brasileiros, além de empreendedores, debateu os avanços para o desenvolvimento do setor.

O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni, destacou o comprometimento dos órgãos públicos, das entidades e associações e do setor produtivo para o desenvolvimento econômico das MPEs, no Brasil.

“Estamos vivendo um momento promissor com mudanças profundas na atuação pública e em parceria com o setor privado. Queremos caminhar ainda mais longe com o foco em inovação, no acesso a novos canais de vendas e mercados. Participar desse desenvolvimento significa investir em inclusão social, distribuição de renda e no desenvolvimento econômico”, afirmou.

A convenção foi realizada pela Conampe e pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar).

Projeto piloto

A cerimônia também foi palco para a assinatura do Desenvolve Paraná, Programa da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Sebrae/PR, em parceria com prefeituras do Estado, para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local e regional. A iniciativa é um projeto piloto do Sebrae que será implantada, primeiramente, no Paraná e em Minas Gerais para o cenário das micro e pequenas empresas e que poderá se expandir nacionalmente.

O projeto, que se inicia em janeiro de 2020, prevê a modernização das gestões municipais através de propostas de inovação, a realização de encontros estaduais e regionais entre gestores públicos, a implantação das salas do empreendedor, a capacitação dos gestores municipais em temas relativos à construção de políticas públicas, entre outras propostas. Para cada item, há ações e metas específicas, além de mecanismos de acompanhamento do trabalho realizado.