Atendimento da emergência SUS do Hospital Santo Antônio será alterado em janeiro

A Emergência Pediátrica SUS do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, mudará sua forma de atendimento a partir de Seis de Janeiro. O motivo são obras de modernização nos ambientes hospitalares.

A Emergência Pediátrica SUS (Sistema Único de Saúde) do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, mudará sua forma de atendimento. A alteração ocorrerá a partir do dia 6 de janeiro, conforme a Santa Casa de Porto Alegre.

O atendimento dos pacientes ocorrerá de maneira referenciada. Ou seja, a emergência SUS passa a atender exclusivamente pacientes que caracterizem casos graves encaminhados pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre. Os demais casos serão indicados a buscar outros serviços, conforme planejamento e orientações da Secretaria.

A mudança do método de atendimento decorre da realização de obras de modernização em diversas áreas do hospital. São atualizados os ambulatórios (térreo), UTI e unidades de internação de múltiplas especialidades (4º andar). Também será modificada a unidade de internação de múltiplas especialidades (5º andar), unidades de internações cardiológica, oncológica e de outras especialidades (6º andar).

“As reformas, cujos projetos de engenharia e licitações estão em tramitação desde 2017, foram recentemente aprovados pela Caixa Econômica Federal, compreendem um investimento na ordem de R$ 10.641.000 e serão executadas pela empresa Ducatti Engenharia Ltda”, aponta a Santa Casa, em nota. O tempo estimado de execução das obras é de 24 meses.

Mesmo com as obras, o hospital seguirá realizando atendimentos normalmente. No entanto, será necessário regular o acesso ao setor de emergência SUS do Santo Antônio. Serão priorizados leitos de internação para pacientes graves e de alta complexidade, não disponíveis em outras unidades de saúde.