AO VIVO: Câmara vota projeto que altera obrigatoriedade de cobradores

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará sessão extraordinária nesta quinta-feira (19), para votar o projeto que remove a obrigatoriedade dos cobradores de ônibus.

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará sessão extraordinária nesta quinta-feira (19), um dia que, normalmente, não há votações. A decisão foi da presidente da Casa, vereadora Mônica Leal (PP). Na pauta de votações está o polêmico projeto que remove a obrigatoriedade de cobradores em determinadas situações. Ele deve ser o primeiro a ser votado.

O projeto já motivou uma série de protestos. O primeiro foi pacífico e não atrapalhou a circulação de ônibus. O segundo foi uma operação tartaruga pelos corredores exclusivos.

As manifestações mais exaltadas, porém, vieram nesta quarta e quinta-feira. Nos dois dias, houve bloqueios nas garagens de ônibus da Carris e Nortran.

O que diz o projeto

De acordo com o projeto que pode ser votado hoje, a tripulação, composta por motoristas e cobradores, poderá sofrer redução gradativa de sua composição. O texto também prevê que as vagas de cobrador não sejam repostas pelas empresas.

Se aprovada a proposta, o pagamento da tarifa, entre as 22h e 4h, deverá ser efetuado exclusivamente por meio de cartão de Bilhetagem Eletrônica. O texto ainda prevê pagamentos via cartão de débito, cartão de crédito ou outras formas eletrônicas, mas que precisariam de regulamentação.

Em sua justificativa ao projeto, o prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca uma migração para um modelo em que a cobrança da tarifa seja efetuada por meio de novas tecnologias. Conforme ele, plataformas que possibilitem ao usuário interagir diretamente com equipamentos de controle embarcados.