8º Picnic da Doação, do Movimento "Viva a Vida, Doe Órgãos", acontece no CETE

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil conta com mais 30 mil pacientes cadastrados em lista de espera para um transplante de órgão. Por isso, o Movimento Viva a Vida, Doe Órgãos luta para diminuir esta longa espera. E uma das ações que o grupo organiza para colaborar com essa pauta é o Picnic da Doação, que chega à sua 8ª edição no domingo (15), a partir das 13h30, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no bairro Menino Deus (rua Gonçalves Dias, 700). A ação acontecerá durante o Jogo Pela Vida, realizado pelo Hospital Dom Vicente Scherer.

Segundo Chrystianne Tubino, uma das idealizadoras do projeto, para mudar o quadro de espera na fila de doações é preciso educação. Para ela, dar acesso para a sociedade às informações e implementar na rede de Ensino Médio a disciplina de saúde coletiva que aborde obrigatoriamente temas como a Doação de Órgãos e Transplantes seriam excelentes ferramentas pedagógicas. “É conscientizando as futuras gerações que conseguiremos, como em países mais desenvolvidos, que todos se declarem doadores perante a lei”, analisa.

O evento terá como mote principal a educação, mas também a conscientização. “Hoje nosso pedido é que os doadores conversem com suas famílias. Isso porque são eles que falarão por nós quando partirmos. Precisamos deixar claro esse compromisso com a possibilidade de dar novas chances a muitas vidas”, comenta Chrystianne.

Todos aqueles que são doadores, seus familiares e os simpáticos à causa são bem-vindos. A organização sugere que se leve toalhas, cangas, cadeiras de praia, lanches, chimarrão e o que for de interesse dos participantes para tornar o dia inesquecível

Sobre o Movimento Viva a Vida, Doe Órgãos

O Movimento Viva a Vida, Doe Órgãos nasceu em 2014, quando o pai da sua fundadora, Chrystianne Tubino, foi diagnosticado com fibrose pulmonar. A partir da percepção de que as famílias vinham para Porto Alegre e não tinham nenhum momento de lazer, foi o criado o PICNIC da Doação, encontro onde pode-se doar amor, empatia, trocar experiências e criar laços de amizade. O evento congrega pacientes, familiares e simpatizantes da causa da Doação de Órgãos e em dezembro de 2019 chega a sua 8ª edição.

8º Picinic da Doação + Jogo Pela Vida

Quando: 15 de dezembro (domingo)
Onde: CETE Menino Deus – Rua Gonçalves Dias, 700
Horário: das 13h30 às 18h
Entrada franca.