Sobe para 18 número de cidades afetadas desde a semana passada por temporais

Subiu para 18 o número de municípios que receberam ajuda da Defesa Civil após a sequência de temporais que atingiu o RS. São 6.528 afetados em todo o Estado. A cidade mais atingida segue sendo Dom Pedrito, com mais de 4.200 pessoas e 1.000 imóveis afetados.

Na região Central, Rosário do Sul tem pelo menos 200 pessoas desalojadas desde o fim de semana. O rio Santa Maria está baixando, mas está ainda 6,8 metros acima do normal. Cerca de 150 ribeirinhos estão abrigados no ginásio da Escola Oliverio Thaddeo. Os 50 demais em casas de amigos e familiares.

Em São Gabriel, o nível do Rio Vacacaí está baixando. Depois de chegar aos 4 metros, o curso de água está em 2,20 metros. Não há mais registro de residências inundadas e nenhuma família está desabrigada na cidade. O número de atingidos chegou a 200.

No interior do muncípio, a Defesa Civil concluiu o trabalho de estabilização de uma barragem no interior do município. Duas famílias que moram próximas ao local foram retiradas de casa. No entanto, conforme o órgão de proteção civil, não há risco imediato da pequena barragem se romper. O Açude dos Eucaliptos fica localizado a 29 km da cidade, em um assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

https://twitter.com/defesacivilrs/status/1191853299273797632

Ainda na região Central, 44 pessoas estão fora de casa por causa da cheia do Jacuí em Cachoeira do Sul. São 26 desalojadas e 18 desabrigadas. O rio Jacuí está com 23,73 metros, 5,73 metros acima do nível considerado normal. O Pavilhão da Fenarroz está sendo usado como alojamento.

Cheia no Guaíba e Caí

Em Porto Alegre, o Guaíba está em elevação e já atingiu a cota de alerta, conforme a Defesa Civil da Capital. A última medição no Cais Mauá mostrou 2,03 metros no Centro da Capital. Na região das ilhas, segundo a Defesa Civil o rio Guaíba já atinge a população, mas ainda não invadiu as casas. Ruas foram alagadas. Até o momento, porém, ninguém teve que deixar a região.

Já em São Sebastião do Caí, no Vale do rio Caí, 48 pessoas – 18 famílias – já deixaram suas casas até o meio-dia desta terça-feira. Segundo a Defesa Civil, os moradores foram encaminhados ao ginásio do Centro Integrado Navegantes.