RS tem alerta especial para a possibilidade de temporais nesta terça-feira

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiu duas novas advertências para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. Os alertas são válidos até o final desta terça-feira (26).

A área de maior risco para a ocorrência de tempo severo é o Noroeste gaúcho. As áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria, podem provocar tempestades na região.

Além do RS, parte do Oeste de Santa Catarina, Paraná e o Sul de Mato Grosso do Sul estão sob o alerta especial, de cor vermelha. Ou seja, as condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas.

Na noite de ontem, vento forte causou a queda de árvores e de um poste em Alegrete, na Fronteira Oeste. No entanto, não há registro de destelhamentos na cidade.

Nas outras regiões gaúchas, também há advertência para a possibilidade de tempestades, mas com risco menor. A cor do alerta é laranja, quando risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico nas demais regiões gaúchas.

Conforme o CPTEC, na maior parte do RS as condições são favoráveis a chuva localmente de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas, ocasionais rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo. Neste alerta, além do RS, estão sob aviso Santa Catarina, Paraná, oeste de São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul.