Rio Grande do Sul tem mais dois finalistas na Olimpíada da Língua Portuguesa

A Olimpíada da Língua Portuguesa anunciou mais uma série de finalistas, dessa vez da categoria Memórias Literárias. São 38 estudantes e professores de todas as regiões do País.

No Rio Grande do Sul, foram dois selecionados nessa fase. Os alunos e professores seguem para a final, que acontecerá no dia 9 de dezembro.

São eles:

Aluna: Emilly Ramos Wendt

Texto: Como num conto de fadas
Professora: Patrícia Ramos Figueiró
Escola: EEEF Prof Affonso Pedro Rabuske
Cidade: Santa Cruz do Sul

Aluna: Carolina Sachet
Texto: As cores de minha vida
Professora: Veridiana Brustolin Balestrin Corrêa
Escola: EMEF Santa Cruz
Cidade: Farroupilha

O próximo Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa será entre os dias 4 e 6, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Poema.

Desembarcarão em São Paulo 130 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participarão das atividades culturais e de formação.

Ainda em novembro, serão realizados os Encontros de Semifinalistas de Documentários (1º e 2º anos do Ensino Médio) e de Artigo de Opinião (3º ano).

Além dos finalistas em Memórias Literárias, foram divulgados em outubro os 38 selecionados na categoria Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental).

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação  com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.