Professor do Senac destaca importância de um 2º idioma no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e necessitando de profissionais qualificados e capacitados para preencher as vagas existentes.

Por isso, o docente de Inglês do Senac Passo Fundo, Paulo Henrique Simon, destaca a necessidade de mais de um idioma. Ele aponta que a melhor opção de língua adicional é a inglesa.

“Há várias razões que justificam a aquisição, mas dos principais fatores é a característica de ser a língua oficial de mais de 53 países no mundo e ser falada por mais de 400 milhões de pessoas. Ainda, se deve pela sua constante presença na internet, o que possibilita a conexão de diferentes culturas”, explica o professor.

Ter domínio de um segundo idioma agrega no valor do próprio profissional, que consegue autonomia para se comunicar em diversas situações e interagir com pessoas e culturas de diferentes partes do mundo.

“Oportunidades podem ser alcançadas por todos, mas quando o profissional domina a língua inglesa, por exemplo, este se torna alguém empregável e as potencialidades de ganho financeiro se ampliam, tendo em vista as diferentes frentes para atuação”, afirma Paulo Henrique.

O salário de quem domina apenas o português costuma ser mais baixo, mas na hora de conseguir uma vaga, os diplomas ou certificados ainda são pré-requisitos para demonstrar a real prática de outros idiomas. A língua inglesa também pode ajudar o candidato a obter conhecimentos específicos de assuntos diversificados, pois ele passa a ter acesso a um acervo de conteúdo produzido totalmente em inglês.

O profissional dá algumas dicas práticas de como aprender inglês de uma forma rápida e fácil. Confira:

· Inúmeras possibilidades de aprendizagem através de séries, filmes e músicas;

· Aplicativo “Quiz Your English”: uma ferramenta que permite interação entre usuários de uma mesma sala através de jogos simultâneos;

· Aplicativo “BBC Learning English”: oferece exercícios de leitura e pronúncia para o usuário desenvolver sua fala de forma autônoma;

· Cursos presenciais, como os do Senac: permitem acesso à vivência da cultura americana de uma forma dinâmica, prazerosa e também autêntica aos seus alunos, sendo outra boa opção para o desenvolvimento da fala.