Primeira etapa das obras de infraestrutura do Aeroporto Salgado Filho é entregue

Depois de aproximadamente um ano de trabalho, a Fraport Brasil – Porto Alegre entregou a primeira fase de obras de infraestrutura aeroportuária do Aeroporto Salgado Filho.

A entrega ocorreu nesta terça-feira (19), em solenidade realizada na área externa do aeroporto. As obras estão 74% concluídas.

Ainda falta a etapa de extensão da pista de pouso e de decolagem em 920 metros, o que depende da finalização do processo de desapropriação de famílias que residem no local onde será realizada a expansão.

A previsão é de que o processo seja finalizado no próximo ano. Para o governador Eduardo Leite, a expansão aeroportuária não toca apenas a vida de quem usa o aeroporto e de quem terá a vida atingida pela troca de habitação.

“Atingirá vidas que jamais conseguiremos identificar com precisão, mas que serão tocadas porque o Estado passará a contar com essa infraestrutura e com a manutenção dela pelo longo prazo de 30 anos. A demanda atende às necessidades da população gaúcha e celebra o entendimento de que o Estado pode ser fiscalizador”, ressaltou.

Primeiras intervenções

Ainda em janeiro de 2018, foram feitas as primeiras intervenções no aeroporto, que contemplaram os sistemas operacionais, iluminação, banheiros, wifi e sinalização.

Em dezembro passado, foi aberta a nova área de controle de segurança e sala de embarque internacional. A mudança alterou o fluxo dos passageiros internacionais no aeroporto. Depois do check-in no piso 2, o passageiro sobe ao piso 3 para acessar a nova área de embarque.

Em abril deste ano, a Fraport Brasil entregou a nova área de check-in, o novo embarque doméstico, novas salas de embarque doméstico e nova área de desembarque doméstico.

Também em abril, as companhias aéreas que atuavam no Terminal 2 passaram a realizar as operações de check-in de voos domésticos e internacionais na área de expansão no piso 2. Já os passageiros de voos domésticos passaram a realizar o embarque e o desembarque em novo espaço, na área de ampliação.

Ainda foi aberta a nova área do desembarque doméstico e, em junho, o novo edifício-garagem, com cinco pavimentos e 1.050 vagas para automóveis.

Há, ainda, a expansão da pista de pouso e de decolagem de 2.280 metros para 3,2 mil metros. Ela permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores, que operam voos de longa distância. Assim, será possível ampliar a quantidade de voos internacionais a partir de Porto Alegre e aumentar as oportunidades de transporte de cargas por via aérea.

Hoje, a maioria dos produtos segue por via terrestre até São Paulo para, em seguida, partir ao destino por avião.