Prefeitura de Porto Alegre quita folha de novembro nesta sexta-feira

A prefeitura de Porto Alegre quitou, nesta sexta-feira (29), a folha do funcionalismo do mês de novembro. Conforme o Paço Municipal, o valor bruto totaliza R$ 232 milhões. Todas as 34.945 mil matrículas terão os vencimentos gratificados em dia.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o mês de novembro é o período mais crítico em relação ao fluxo de caixa. “A arrecadação, que é maior no inicio do ano, principalmente devido à antecipação do IPTU e também do IPVA, se reduz ao longo do segundo semestre. Mas as despesas se mantêm praticamente as mesmas. Além disso, em novembro foi concluído o pagamento do 13º salário de 2018, que havia sido parcelado em 10 vezes”, afirma Busatto.

Há 12 meses consecutivos, o Município vem mantendo em dia a folha e o pagamento atualizado dos fornecedores. O Paço Municipal credita que a mudança é consequência dos ajustes feitos pelo governo e das reformas estruturais aprovadas na Câmara.

Crise na Prefeitura

Em junho de 2017, houve o parcelamento dos salários dos servidores devido à grave crise financeira. As quitações em parcelas se estenderam até novembro. Com o ingresso de receitas do IPTU, os salários voltaram a ser pagos integralmente desde o final de dezembro de 2017 e permaneceram em dia até o final de junho de 2018. Apenas o 13º salário permaneceu parcelado, sendo dividido em dez vezes, em 2018.

O parcelamento da folha dos servidores e o atraso no pagamento dos fornecedores foram retomados a partir de julho de 2018 e prosseguiram até dezembro, em relação à folha de novembro. O 13º salário voltou a ser parcelado em dez vezes em 2019.