PF deflagra operação para desarticular rede de "mulas" do tráfico de drogas entre Brasil e Europa

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), uma operação para desarticular uma quadrilha que realizava tráfico internacional de drogas. Por meio de “mulas”, os bandidos transportavam toneladas de drogas para a Europa.

Chamada de Wanderlust, a ação resultou na prisão de 25 traficantes, sendo 9 deles pegos no Rio Grande do Sul. No jargão policial, “mula” é a pessoa que transporta porções de drogas dentro ou junto ao corpo.

De acordo com a PF, a quadrilha tinha como base as cidades de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, e Curitiba, no Paraná. Cerca de 200 policiais federais cumprem 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão. Além do RS, a ação ocorre em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no Distrito Federal.

No âmbito da ofensiva policial estão sendo executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos. Dentre eles estão embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas. Da mesma forma, está sendo cumprido o sequestro de bens com valor estimado em mais de 10 milhões de reais.

Conforme a PF, as investigações iniciaram em março de 2019. Os policiais identificaram que a organização criminosa recrutava mulheres em diversos estados do país para atuarem como “mulas” no transporte de drogas para a Europa.

Presos

No decorrer do inquérito policial foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior. A todo, 25 pessoas presas em flagrante, seis delas em Lisboa/Portugal, e quase duas toneladas de drogas apreendidas.

Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa, na Paraíba, uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África. Essa foi a maior apreensão da droga já realizada pela Polícia Federal.

A operação Wanderlust, palavra que pode ser traduzida como um desejo intrínseco e profundo de viajar, ocorreu com apoio da Interpol e da Polícia Federal de Portugal.