Penitenciária de Porto Alegre realiza ações de inclusão social

A Pepoa (Penitenciária Estadual de Porto Alegre) desenvolve, semanalmente, várias ações de inclusão social de apenados.

O objetivo da iniciativa, que integra o Projeto Desenvolvendo Capacidades e Humanidades, é fortalecer ações do tratamento penal.

“A iniciativa se diferencia no momento em que é desenvolvida com pessoas privadas de liberdade e com os servidores da Pepoa”, explicou a autora do projeto, a assistente social Rosane Lazzarotto.

Rosane ressaltou que integrar os servidores penitenciários no projeto significa promover condições de exercício da cidadania. “E desenvolvimento da empatia, por meio de um trabalho voluntário.”

A equipe que atua é formada pela chefia de segurança da Pepoa, por uma estagiária de Serviço Social, representantes do setor de Atividade de Segurança e Disciplina e supervisores de segurança.

O projeto prevê a realização de várias ações que visam à humanização dos espaços da Pepoa, como o desenvolvimento de uma horta orgânica e oficinas de nutrição, de artesanato, de costura, de serralheria e marcenaria. E também realizar a separação e reaproveitamento de lixo orgânico e seco.

Além disso, há um projeto voluntário dos servidores penitenciários, o Trocando Livros, Trocando Ideias, oficinas de higienização e saúde e de capacitação de promotores de saúde.

“Os servidores da Unidade Básica de Saúde também participam de algumas atividades e contamos com parceiros voluntários para a realização destas ações”, disse Rosane.