Ônibus do Fique Sabendo oferece exames gratuitos em Porto Alegre

Testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações de prevenção e distribuição de preservativos estarão disponíveis ao público no ônibus do projeto Fique Sabendo.

Neste sábado (9), os exames serão oferecidos em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida João Pessoa, 325), no Viaduto Dona Leopoldina em Porto Alegre. A ação ocorre durante a atividade Prato Feito, das 9h as 14h.

Nesta semana, o ônibus esteve na rua Doutor Gastão Rhodes, integrando a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Dmae.

Em dois dias de atendimento, foram realizados 664 testes em 166 pessoas, sendo 139 não-reagentes, um reagente para HIV, 12 para hepatite C e 15 para sífilis.

“Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento”, ressaltou a prefeitura de Porto Alegre.

O trabalho é feito por servidores da prefeitura, e não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal.

A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade.