Massa de ar seco ajuda no plantio de milho no RS

A massa de ar seco, que deixou o sol predominar no Rio Grande do Sul nos últimos dias, tem ajudado os agricultores gaúchos. A melhoria do tempo possibilitou à implantação de novas áreas de milho e para o desenvolvimento da cultura no Rio Grande do Sul.

De acordo com o governo do Estado, até o momento foram semeados 81% da área projetada para esta safra, que é de 771.578 hectares.

Atualmente, 73% das lavouras de milho estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 17% em floração e 10% em enchimento dos grãos. A recorrência de precipitações aliada a temperaturas amenas favorecem o desenvolvimento da cultura.

Na regional de Ijuí, a cultura do milho apresentou na semana excelente desenvolvimento, beneficiada pelo clima quente e úmido. As lavouras estão 80% na fase de desenvolvimento vegetativo e 20% em floração.

Chuvas de verão

De acordo com o último boletim meteorológico semanal, divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), nesta terça (19) e quarta-feira, a nebulosidade aumenta em todo o Estado e há possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, sobre a Metade Norte.