INMET alerta para possibilidade de novos temporais no RS neste sábado

Conforme o órgão, o alerta para tempestades vale para a Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para o risco de temporais no RS neste sábado (2). Conforme o órgão, as regiões mais propícias a ocorrência de tempestades são Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado.

São esperadas precipitações acentuadas nessas regiões, com possibilidade de chuva de até 100 milímetros até o final do dia. O INMET alerta para o risco de ventania, com rajadas de até 100 quilômetros por hora. Não se descarta queda de granizo.

Diante do quadro, conforme o Instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Outras regiões do RS em observação

O INMET também emitiu um aviso de observação para o Noroeste, Norte, parte do Centro, Serra, Vales, região metropolitana e Litoral Norte do RS.

De acordo com o órgão, há possibilidade mais isolada da ocorrência de temporais ao longo do dia nessas regiões. O Planalto Sul de Santa Catarina, na região próxima a Lages, também está no alerta.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).