Após tarde de movimentação intensa, tráfego normaliza na volta do Litoral

Circulação deve se acentuar na parte da tarde. Ao menos 60 mil veículos devem passar pelas praças de pedágio na Freeway neste domingo.

Os motoristas voltaram do Litoral Norte enfrentaram movimentação acentuada nas estradas na tarde deste domingo (17). O tráfego, porém, arrefeceu e é considerado normal desde as 22h. Conforme o CRBM (Comando Rodoviário da Brigada Militar), ao menos 75 mil carros deixaram o Litoral Norte apenas hoje.

Apenas na FreeWay, 60 mil veículos eram esperados passando pelas praças de pedágio neste domingo. Ainda não há levantamento de quantos voltaram a Porto Alegre.

No meio da tarde, por conta do tráfego, a CCR ViaSul liberou o uso do acostamento como 4ª faixa entre o quilômetro 0 e 75, no pedágio de Gravataí. Os motoristas que vieram no início da tarde enfrentaram pontos de congestionamento. Porém nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Nas estradas estaduais, conforme o CRBM, trânsito de saída do Litoral Norte está praticamente normalizado. Apenas na ERS-040 ainda há tráfego intenso.

Situação das estradas

Federais (BR-101, BR-290/FreeWay, entre outras)

Na FreeWay:

  • Tráfego sem restrições desde o km 0, em Osório, até o quilômetro 53, em Glorinha.
  • A partir do km 53, motorista enfrenta retenção causada pelo grande número de veículos.
  • Não há acidentes em atendimento.

Na BR-290, em Porto Alegre, houve entre os quilômetros 98 e 101 por conta de acidente já atendido. Lentidão normalizou somente após as 21h.

No quilômetro 138 da BR-290, em Eldorado do Sul, houve bloqueio total após uma colisão entre dois caminhões. O tráfego foi desviado pelos acostamentos. Foi totalmente liberada por volta das 21h.

Na BR-101, tráfego sem restrições desde Palhoça (SC) até Terra de Areia, no Litoral Norte do RS. Melhorou muito em relação às últimas horas entre Maquiné e Osório após muito congestionamento desde o túnel até quase a conexão com a 290.

BR-386 sem ocorrências. Mais cedo, em Soledade, o tráfego foi interrompido devido a acidente no quilômetro 234 no sentido Interior-Capital. Também houve acidente no sentido Capital-Interior, mas no quilômetro 424, em Montenegro.

Na BR-116, tráfego tranquilo e sem registro de acidentes ou congestionamento.

Estaduais (ERS-389, ERS-030, Rota do Sol, entre outras)

ERS-040 com congestionamento desde a parada 96. Segue lento até passar por Águas Claras. Depois, flui melhor. É a rodovia com maior tráfego, conforme o CRBM.

No trevo de Capão da Canoa, entre a ERS-389 e ERS-407, não há mais congestionamento. Situação similar em Osório, onde houve tranqueira no trevo entre a ERS-030 e a ERS-389, a Estrada do Mar.

Na Estrada Velha, a ERS-030, trânsito bastante acentuado e um pouco lento na chegada em Santo Antônio da Patrulha. Mas melhorou muito em relação ao período da tarde.

Os motoristas que pegam a ERS-486, a Rota do Sol, enfrentaram pontos de lentidão desde Terra de Areia até Itati durante a tarde. Melhorou bastante na saída do Litoral nas últimas horas.