Trensurb: estações são reabertas e trens voltam a circular

Usuários seguem nas estações da Trensurb esperando retomada da operação da empresa. Até o momento, não há previsão de retomada do serviço.

Uma falha em um sistema deixou a operação da Trensurb totalmente interrompida na manhã desta quarta-feira (13). Nenhum trem circulou entre Porto Alegre e o Vale do Sinos por cerca de três horas. A retomada do serviço ocorreu as 8h da manhã e o intervalo das composições é de 10 minutos.

Foram três horas de estações fechadas e muita espera para os usuários. Dezenas de pessoas aguardaram na frente de todas as estações pela retomada do serviço.

A falha ocorreu, de acordo com a Trensurb, em um sistema que faz a sinalização e a comunicação entre a central de operações e as composições. O problema teria ocorrido em um cabo de fibra ótica, que fica entre as estações Esteio e Sapucaia.

Por questões de segurança, a empresa decidiu não operar enquanto o problema não for resolvido. Equipes com técnicos trabalharam por mais de duas horas para a regularização do serviço.

O primeiro trem, as 5h35, não saiu tanto de Porto Alegre quanto de Novo Hamburgo. Da mesma forma, nenhuma composição está circulando.

Recorrência

Falhas na operação da Trensurb têm ocorrido ao longo dos últimos anos. Há quase um ano, no dia 20 de novembro de 2018, um “problema na rede aérea de energia de tração” interrompeu a circulação dos trens por uma hora.

No dia 17 de julho de 2018, os trens da companhia deixaram de circular por cinco horas. Conforme a companhia, o problema foi registrado por volta das 6h45 da manhã em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O serviço só foi restabelecido às 12h45. Naquele dia, uma quebra de uma composição e uma descarga atmosférica que atingiu o sistema ao Norte da Estação Fátima causaram a interrupção total dos serviços.

Já no dia 3 de março de 2017, um problema no sistema de sinalização de via interrompeu as operações. Foram cerca de 30 minutos até a falha ser resolvida.