Exposição de artes visuais, encontros e cursos na Fibra

A Fibra – I Bienal de Arte Têxtil Contemporânea acontece de 12 de novembro a 20 de dezembro, em Porto Alegre, com exposição de artes visuais, encontros e cursos.

É uma mostra coletiva que busca fomentar a convergência entre diferentes propostas de artes visuais contemporâneas ligadas às artes têxteis e à cultura brasileira, propondo reflexões e ações sobre o planeta em que vivemos.

Com o tema “Sustentabilidade: um olhar sobre as suas diversas possibilidades”, a bienal terá a participação de artistas de várias regiões do Brasil, selecionados por edital, e a exibição de mais de 100 obras que abrangem diferentes linguagens no âmbito das artes visuais contemporâneas, alinhadas às questões de preservação, desenvolvimento sustentável e economia criativa.

A extensa programação inicia com mostras nos seguintes espaços expositivos: SESC Centro, Galeria de Arte do DMAE, Chico Lisboa Espaço Cultural, Plano B Espaço Cultural e na Casa da Música da Ospa.

Além da mostra coletiva acontecerão inúmeras atividades paralelas durante os meses da Bienal: oficinas, conversas públicas entre artistas selecionados, artistas convidados e o público; a intervenção urbana de produção comunitária e coletiva: o crochê nas árvores no Bairro Cidade Baixa; o primeiro Bazar Fibra que acontecerá no dia 14 de dezembro no Shopping Nova Olaria; “O sussurro da agulha”, uma seleção com 30 trabalhos em bordado, ou a partir dele, dos artistas Leandro Selister e Kauê Nery e o “Tecendo Conversas”, que são encontros com artistas e convidados, com objetivo de provocar questões sobre a arte têxtil, gerar reflexões e debates, sempre trazendo para a roda de conversa trabalhos, projetos e ideias de produções contemporâneas.

A idealização e realização da Fibra – I Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, no Brasil, é da produtora, empreendedora cultural e artista visual Kátia Costa, que há 15 anos está à frente do Plano B Espaço Cultural.

Mais informações no site do evento.