Ex-presidente Lula deixa a prisão em Curitiba

Lula estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Ele ficou preso por 580 dias. Lula estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.

A liberdade do ex-presidente foi proferida pelo juiz Danilo Pereira Júnior, após a defesa de Lula pedir a libertação do ex-presidente com base na decisão proferida ontem (7) pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

Lula deixou a sede da PF pela porta da frente, acompanhado por parlamentares do PT e seus advogados. Ele não concedeu entrevista coletiva. Lula foi para junto da militância, que montou um acampamento para recebê-lo após sua saída.

O ex-presidente fez um discurso de agradecimento para os correligionários. Ele agradeceu aos militantes que o cumprimentavam todo dia ao gritar seu nome. “Vocês não tem dimensão do significado de eu estar aqui junto com vocês”, disse Lula.

O petista também criticou “o lado podre da Justiça” que, segundo o ex-presidente, tentou “criminalizar a esquerda, o PT e o Lula”.

“Eles não prenderam um homem, eles tentaram matar uma ideia, uma ideia não se mata e uma ideia não desaparece. Eu quero lutar para mostrar que se existe uma quadrilha e um bando de mafioso era para tentar, liderados pela Rede Gobo, criar a imagem que o PT precisava ser criminalizado”, disse.

O ex-presidente também afirmou que, desde sua prisão, “a vida do povo piorou” e que pretende “percorrer o país”. Lula agora segue para São Paulo e para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.