ERS-129 e ERS-130 têm pontos de bloqueio devido a cheia do rio Taquari

As rodovias 129 e ERS-130 estão com trechos bloqueados em razão da chuva que provocou o transbordamento do rio Taquari.

As rodovias 129 e ERS-130 estão com trechos bloqueados em razão da chuva que provocou o transbordamento do rio Taquari. Os bloqueios foram confirmados pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem).

Conforme o órgão, na ERS-129, o acúmulo de água causou interrupção do tráfego em três trechos.

  • Mariante a Bom Retiro (quilômetros 4 e 10)
  • Bom Retiro a Estrela (quilômetros 13 e 14)
  • Estrela a Colinas (km 50)

Não há alternativa de desvio para os dois primeiros segmentos. No último, no entanto, os motoristas podem utilizar como rota a estrada municipal.

A ERS-130 está interditada de General Câmara a Mariante (quilômetros 29 e 31) e de Mariante a Cruzeiro do Sul (quilômetro 48). Nesses trechos, não há caminhos alternativos.

A liberação do trânsito será realizada assim que as águas do rio Taquari retornarem a um nível seguro, sem pontos de alagamento nas estradas.

Cheia e famílias removidas

Conforme a Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), o rio Taquari segue acima das cotas de inundação nos pontos de Muçum, Estrela e Taquari. Na parte mais alta, o rio já está em declínio. Mas na parte mais baixa deve sair da calha nas próximas horas. A condição só deve normalizar no final de semana, de acordo com o órgão.

Por conta da cheia, ao menos 30 famílias já foram retiradas de suas casas em Lajeado. Os atingidos foram levados ao Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque.