Em eleição disputada, Uruguai tem empate técnico e votos serão recontados

O anúncio de quem será o novo presidente do Uruguai não será feito neste domingo (24). A disputa entre o candidato Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, e Daniel Martínez, da Frente Ampla, está sendo decidida voto a voto. A disputa é a mais acirrada dos últimos 20 anos e o resultado final só deve ser conhecido na quinta ou sexta-feira.

Com 98,89% das urnas apuradas, Lacalle Pou tinha 1.155.793 votos. Daniel Martínez, por sua vez, tinha 1.125.606. A diferença entre os dois candidatos era de 30.187 votos.

A Corte Eleitoral do Uruguai afirmou que será necessário analisar os “votos observados”. São votos de pessoas idosas, com incapacidades físicas ou outras restrições, entre outros. Por volta meia-noite de segunda-feira o total dos “observados” somavam 34.960 votos.

Por conta da pequena diferença, há um empate técnico. Embora o blanco – apelido do Partido Nacional – Lacalle Pou tenha vantagem, ainda há dúvidas sobre uma possível virada. Se confirmados os números apurados, será a primeira vez em 15 anos que a centro-esquerda deixará o poder.

Esta é a segunda tentativa de Lacalle Pou de chegar à Presidência. Ele já havia perdido, em 2014, para o atual mandatário, Tabaré Vázquez.

Se ocorrer uma virada histórica, a Frente Ampla se manteria por mais cinco anos no poder. Martínez é ex-prefeito de Montevidéu, capital Uruguaia e é integrante do Partido Socialista, ala da Frente Ampla a qual pertence Vázquez.

Por volta das 23h30, Martínez subiu ao palco montado para celebrar uma eventual vitória e disse que “é preciso esperar os resultados”. Em seguida, valorizou que, “como ninguém esperava, vamos continuar sendo uma grande força política”. “Aceitaremos o desafio de nos mantermos unidos e de usar a inteligência”, destacou.

Até as 0h05 desta segunda-feira (25) o candidato blanco não havia se pronunciado sobre a disputa.