Defesa Civil alerta para risco de temporais no Oeste do RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma advertência para o risco de temporais no Oeste do RS nesta segunda-feira (25). Há risco de chuvas intensas, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em pontos isolados.

O alerta é válido para toda a Fronteira Oeste e parte da Campanha do Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, fortes áreas de instabilidade avançam pela Argentina em direção Estado.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) também advertiu para a possibilidade temporais no Estado nesta segunda-feira. As rajadas de vento podem chegar aos 60 quilômetros por hora.

Próximos dias

Na terça-feira (26/11), com o avanço da frente fria, as chuvas serão mais intensas. A chuva mais forte com potencial para temporais ocorre especialmente no oeste e noroeste gaúcho. Ao longo do dia a medida que as instabilidades se deslocam pelo Estado também tem chuva mas com temporais mais isolados.

Na quarta-feira tem chuva eventualmente forte entre o noroeste e nordeste gaúcho. Nas demais áreas as nuvens predominam mas com chuvas mais fracas e isoladas. E, na quinta-feira, o tempo volta a ficar mais firme pelo Estado com a entrada de uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos do quadrante sul.

Instruções em caso de temporal

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Receba alertas da Defesa Civil

Por meio de mensagens de texto, a Defesa Civil Estadual consegue comunicar aos gaúchos a possibilidade de eventos adversos. Para receber esses alertas envie do seu celular um SMS para o número 40199 (sem ponto/ sem traço) com o CEP desejado. Podem ser cadastrados os CEP de diferentes localidades. O serviço é gratuito e de fácil utilização.