Unimed anuncia holding com investimento de mais de R$ 30 milhões

A holding Laçador Participações permitirá a Unimed Porto Alegre realizar a diversificação de seus negócios, mas sem perder o foco na área de saúde.

Com investimentos de mais de 30 milhões de reais, a Unimed Porto Alegre anunciou nesta sexta-feira (29) sua holding: a Laçador Participações. Trata-se da maior operação da cooperativa médica gaúcha, segundo o presidente do Conselho de Administração da Unimed, Flávio da Costa Vieira.

Durante o anúncio, no Hotel Blue Tree Towers Millenium, em Porto Alegre, Vieira destacou que a holding permitirá a Unimed realizar diversificação de seus negócios, garantindo que o foco será mantido na área da saúde. Para isso, a Laçador Participações adquiriu duas outras companhias.

O portfólio engloba a Unio Tecnologia, empresa sediada em Vitória (ES), criada em 2017, especializada na criação, implantação e operação de soluções de sistemas para o segmento de saúde suplementar; e a Sulmed, operadora de assistência médica e odontológica corporativos, que atua há mais de 40 anos na capital gaúcha e região metropolitana.

Com a Unio, a ideia também é gerar rentabilidade com serviços voltados para outras empresas. “É uma parceria que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas que agreguem valor à cooperativa. No futuro, poderá ser comercializado com demais interessados”, explicou o superintendente executivo da Unimed Porto Alegre Glauco Chagas. São sócios da Unimed Porto Alegre nesta operação a Unimed Vitória, Unimed Belo Horizonte, Central Nacional Unimed e Unimed Seguradora.

Independentes

Vieira destacou que a Sulmed não terá qualquer vínculo com a Unimed Porto Alegre. “A Unimed Porto Alegre é dona da Laçador e a Laçador é dona da Sulmed. Não é um produto complementar da Unimed. São independentes”. No entanto, a Sulmed atenderá um público não contemplado atualmente pela Unimed, com planos voltados para pequenas e médias empresas, podendo assim, atingir faixas de menor poder aquisitivo.

Atualmente, a Unimed Porto Alegre está entre as operadoras de saúde mais qualificadas do país, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).  Toda a transação da cooperativa gaúcha está sujeita à aprovação da ANS. Ainda assim, Vieira assinalou que mais aquisições estão por vir. “Nós estamos pensando em expansão, já temos outras negociações em curso”, afirmou. “Antes que me perguntem qual o tamanho do apetite da Unimed, digo que é o tamanho ideal”, acrescentando que “apetite não é gula, não é destruir tudo que está ao redor”.

Para finalizar, aponta a Unimed Porto Alegre, controladora da Laçador Participações, como “a maior operadora de saúde do Sul do País e a maior empresa com condições de investimentos na região Sul – investimento individual”.